VOCÊ FAZ ANUALMENTE SEU DOCUMENTO VEÍCULAR COM DESPACHANTE?
Sempre tivemos a comodidade de buscar ajuda com prestadores de serviço como despachantes veiculares e autoescolas, mas a facilidade do sistema online, vem nos proporcionado a opção de anualmente promover a renovação do documento do nosso veículo, ao click no celular. Isso tem nos dado confiança, autonomia e economia, pois sabemos que o serviço não terá atravessadores. Todavia, assim como a modernidade do sistema online vem para facilitar, ele também pode atrapalhar, nos casos em que o cidadão não tem intimidade com a tecnologia, internet, smartfone e afins, acaba procurando a ajuda errada e facilmente sendo ludibriado e caindo em golpes.
CONHEÇE O APP GOV.BR E CNH DIGITAL?
Caso você não consiga acessar seu DETRAN DIGITAL, através da sua senha GOV.BR, não procure pessoas que não são de sua inteira confiança para lhe prestar assessoria, busque seu Despachante de confiança, aquele com quem sempre pode contar, o Centro de Formação de Condutores ao qual sempre cuidou da sua CNH, essas empresas, tem credenciamento especial com DETRAN e são autorizados a acessar sistema detrannet e pode de fato emitir documentos, pois eles passam por rigorosos sistemas de alvará para com o órgão executivo do estado. Isso faz com que esses documentos sejam de fato requeridos da forma correta e você não perde seu dinheiro em golpes.
Porém vamos falar um pouco da senha gov.br e todo sistema digital que isso pode lhe favorecer. Ao acessar seu DETRAN DIGITAL, você tem a comodidade de ver no dossiê do seu veículo os débitos reais para pagamento anual. Entre os débitos estão o IPVA e a taxa de licenciamento, antigamente existia um seguro chamado DPVAT, que cobria as custas para vítimas em sinistros de trânsito, para despesas hospitalares ou indenização em mortes, a algum tempo a taxa federal foi retirada das nossas obrigações por uma descoberta de roubo e o governo federal nos devolveu o dinheiro, continuando pagando as indenizações mesmo sem o pagamento anual da taxa, porém, o SPVAT está para voltar a ser cobrado, agora renomeado mas com mesmo princípio, governo federal estuda a forma de fazer a cobrança.
Sendo assim, estando em seu ambiento interno, no DETRAN DIGITAL, você emite as taxas, as possíveis multas em débito, e paga em seu banco digital, ou fisicamente em lotéricas, da forma que você mesmo sabia dos seus débitos com seu licenciamento e não precisa pagar pelo serviço de alguém. A senha GOV.BR, deve ser intransferível, sigilosa, muito bem usada em sites seguros, ela traz muita agilidade e documentação, sendo que em até 48h, após pagar as taxas, já pode o usuário pedir a sua emissão do documento, através do seu DETRAN DIGITAL.
SE EU NÃO FIZER ESSE PROCEDIMENTO, O DOCUMENTO É EMITIDO?
Somente pagar as taxas não faz a emissão do documento de exercício, E ISSO PODE GERAR UMA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO, é necessário dar o comando da emissão, pode ser através do gov.br ou pelo app da CNH DIGITAL, onde tem a opção veículo. Mas não se esqueça, NÃO É PELO APP QUE PODEMOS ACESSAR OD DÉBITOS DO NOSSO VEÍCULO E PAGAR AS TAXAS, o app é apenas uma ferramenta de apresentação do documentos e recebimento de notificações, que podem ser de multas ou débitos.
Existe ainda muita desinformação sobre tudo isso, muitos aproveitam-se de pessoas idosas ou até mesmo os leigos em tecnologia e acabam dificultando a vida mais ainda. E existe também previsões e até mesmo resoluções que indicam que os documentos físicos serão abolidos a partir de 2027, e em poucos anos, haveremos de ter apenas acessos digitais de nossos documentos, bem como a faze-los, ser notificados de autuações, de apresentação em blitz, portanto se você ainda não fez sua senha GOV.BR e sua CNH DIGITAL, procure alguém de confiança e faça, recupere caso tenha perdido, aprenda a utilizar de forma segura, será um benefício importante para o seu futuro, não fique para traz. O FUTURO É AGORA.