No futebol mundial é assim: a temporada de clubes acaba, e começa a das seleções. Enquanto Brasil e Argentina lutam pelo título da Copa América, a Europa se une em peso para acompanhar a tradicional Eurocopa, que coloca as principais forças do continente na disputa pelo título que existe desde 1960.
É a grande oportunidade de acompanhar seleções que, embora não façam parte do dia a dia dos fãs de futebol no Brasil, merecem atenção especial. Afinal, a dois anos da Copa do Mundo de 2026, é sempre bom ficar de olho em quem pode cruzar o caminho da seleção de Dorival Júnior. As últimas edições já mostraram isso. Desde o título de 2002, o Brasil sempre cai para uma equipe da Europa no Mundial. Tirando a França, que fez uma Euro ruim em 2004 para surpreender dois anos depois, Holanda, Alemanha, Bélgica e Croácia já haviam sinalizado que mereciam um cuidado extra da seleção canarinho.
Portanto, vale a pena monitorar o que as principais equipes do mundo têm a mostrar. Kylian Mbappé vai de novo levar a França aos primeiros lugares? Chegou a hora da tão badalada geração da Inglaterra, com Jude Bellingham e Harry Kane? Cristiano Ronaldo ainda pode fazer "chover" em Portugal? Ou é a hora das velhas e pesadas camisas de Alemanha e Itália recuperarem prestígio?
Grupos:
Sedes e Estádios:
Diferentemente da última Euro, em que a Uefa organizou uma edição itinerante em 11 países diferentes, a edição de 2024 será 100% realizada na Alemanha. A seleção germânica, por sinal, nem precisou participar das eliminatórias, por se garantir como país-sede.
Dez cidades receberão os jogos, com destaque para Munique, local da partida de abertura entre os alemães e a Escócia, na próxima sexta-feira (14), e Berlim, escolhida para sediar a final, marcada para 14 de julho, no Estádio Olímpico.
Os estádios escolhidos são:
- Olympiastadion (Berlim)- recebe 6 jogos (3 da fase de grupos, um de oitavas, um de quartas e a final)
- Allianz Arena (Munique) - recebe 6 jogos (4 da fase de grupos, um de oitavas e uma semifinal)
- Signal Iduna Park (Dortmund) - recebe 6 jogos (4 da fase de grupos, um de oitavas e uma semifinal)
- RheinEnergieStadion (Colônia) - recebe 5 jogos (4 da fase de grupos e um de oitavas)
- Deutsche Bank Park (Frankfurt) - recebe 5 jogos (4 da fase de grupos e um de oitavas)
- Volksparkstadion - recebe 5 jogos (4 da fase de grupos e um de quartas)
- Mercedes-Benz Arena (Stuttgart) - recebe 5 jogos (4 da fase de grupos e um de quartas)
- Düsseldorf Arena (Düsseldorf) - recebe 5 jogos (3 da fase de grupos, um de oitavas e um de quartas)
- Red Bull Arena Leipzig (Leipzig) - recebe 4 jogos (3 da fase de grupos e um de oitavas)
- Arena AufSchalke (Gelsenkirchen) - recebe 4 jogos (3 da fase de grupos e um de oitavas)
Favoritos ao Título:
Tal qual a Copa do Mundo, o rol de favoritos de uma Euro dificilmente foge das equipes tradicionais que, no passado, levantaram esse caneco.
A França, atual vice-campeã do mundo e liderada por Mbappé, surge como a grande força para ficar com a taça, mas há concorrência de peso. Inglaterra e Portugal possuem times fortíssimos, a Alemanha aposta no fator casa, enquanto a Espanha, claro, não pode ser descartada na disputa.
Com tantos talentos em campo e uma atmosfera de pura paixão pelo futebol, a Eurocopa 2024 promete ser um espetáculo inesquecível, onde cada jogo é uma batalha épica e cada gol, uma obra-prima. Os torcedores de todo o mundo estarão de olhos grudados nas telas, ansiosos para ver quem erguerá o troféu mais cobiçado do futebol europeu.
?Onde assistir:?
A Globo e a Cazé TV serão os canais oficiais no Brasil para transmitir os 51 jogos da Eurocopa.