Na semana em que o acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense completa sete anos, uma tentativa de homenagem acabou em polêmica. A cidade de La Unión, localizada na região de Antioquia, na Colômbia, onde ocorreu o acidente em 2016, instalou um avião caído na decoração de Natal no principal parque do município.
A escultura instalada no parque representava a parque traseira do avião caída no solo e, ainda por cima, levava a bandeira da LaMia, empresa responsabilizada pelo acidente que vitimou 71 pessoas. Além disso, a decoração levava luzes natalinas.
A população de La Union está revoltada com tamanha insensibilidade. Edgar Osório, prefeito da cidade, deu uma entrevista falando de suas intenções nessa ação:
- Tomei a decisão pensando nos nossos irmãos brasileiros. Temos a memória d acidente na terça-feira e sei que muitos deles estarão aqui. Vai haver um evento religioso e atos institucionais, eles vêm sempre, fazem-no todos os anos. Se em algum momento, alguém neste planeta se sentir ofendido, peço desculpas como prefeito.- concluiu o mandatário da cidade.
Depois de mais críticas, o prefeito ordenou a retirada a réplica do avião e pediu desculpas.