Santa Catarina é o sexto estado do país em casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). De janeiro a julho de 2024, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), realizou mais de 80 cirurgias de câncer de pulmão. O Agosto Branco é para chamar a atenção para a conscientização da doença e o diagnóstico precoce.
Segundo o Diretor Geral do CEPON, Dr Marcelo Zanchet, quanto mais cedo o paciente iniciar o tratamento, maiores são as chances de remissão da doença. Um paciente em estágio inicial, pode ter uma taxa de cura de 90%, por isso a importância de ficar atento aos sinais de tosse com escarro de sangue, devendo ser investigado o mais rápido possível.
Apesar de ser um tipo frequente de tumor e causar muitas mortes, é uma doença que poderia ser evitada, mantendo-se longe do cigarro e a exposição passiva ao tabaco.
A melhor forma de prevenir o câncer de pulmão é ficando longe dos fatores de risco. Diagnóstico e tratamento precoces salvam vidas.
Centro de pesquisas Oncológicas (CEPON)