Nesta quarta-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina uniu forças com a 2ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico do Rio Grande do Sul em uma operação conjunta denominada "Squadrone". O objetivo era combater crimes relacionados ao tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de armas de fogo e comércio irregular de munições e armas de fogo.
A operação contou com o apoio do projeto I.M.P.U.L.S.E., da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça (DIOPI), e envolveu também as Polícias Civis dos Estados do Paraná e de São Paulo. Ao todo, foram executados 31 mandados de prisão, 43 de busca e apreensão, 26 bloqueios de contas bancárias e 4 ordens de restrições veiculares em quatro estados e vinte municípios.
O diretor da DEIC/PCSC, delegado Daniel Régis, enfatizou a importância dessas ações integradas entre as polícias civis do Brasil. Ele destacou o apoio logístico fornecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da DIOPI, que possibilita investigações abrangentes em todo o território nacional.
Em Santa Catarina, a operação teve desdobramentos em diversos municípios, incluindo Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Balneário Camboriú, Criciúma, Içara, Itajaí, Itapema, Joinville, Navegantes, Penha e Tubarão. Cerca de 190 policiais das instituições envolvidas participaram da ação no estado, resultando na execução de 23 mandados de busca e apreensão e 17 de prisões (um dos alvos não foi localizado).