Criciúma/SC* – A Polícia Federal lançou hoje, dia 10 de abril, a operação De$protegido$, visando combater crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, sonegação tributĂĄria, lavagem de dinheiro e atuação ilegal em seguros de veículos. Sob coordenação da 7ÂȘ Vara Federal de Florianópolis/SC, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em residĂȘncias e locais de trabalho dos investigados, incluindo endereços em Blumenau/SC, Porto Belo/SC e oito em Tubarão/SC.
As investigações, iniciadas em 2023 a partir de representação fiscal da Receita Federal à PF, revelaram que uma empresa atuava sem autorização da SuperintendĂȘncia de Seguros Privados (SUSEP), comercializando ilegalmente apólices de seguro sob a fachada de "associação de proteção veicular".
Os responsĂĄveis pela administração da associação, além de não possuírem autorização para atuar no mercado de seguros, são acusados de desvio e apropriação de fundos da pessoa jurídica.
Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, totalizando até R$ 9,5 milhões. Os investigados enfrentam penas que podem chegar a até 33 anos de reclusão.