Nesta sexta-feira, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigações Criminais de Lages, com apoio das Polícias Civis de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, efetuou seis prisões e mandados de busca e apreensão em Matozinhos (MG), Itaporanga (SP), Sorocaba (SP) e Campo Grande (MS).
Três indivíduos foram detidos, mediante mandados temporários da 2ª Vara Criminal de Lages/SC, e flagrantes, por envolvimento em crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e falsidade ideológica. Durante as buscas, foram encontrados drogas, balança de precisão, remédios ilegais, atestados médicos falsos, pés de maconha "in natura" e outros itens relacionados às investigações.
As diligências, iniciadas em julho após denúncias de um esquema ilegal em um hospital público de Lages, revelaram uma organização criminosa nacional especializada na venda e distribuição de drogas, medicamentos ilegais, receitas médicas fraudulentas e diversos materiais ilícitos.
Até o momento, cinco pessoas foram identificadas e presas em duas fases da operação, abrangendo Lages, Foz do Iguaçu/PR, Itaporanga/SP e Matozinhos-MG. As autoridades continuam a investigação para desmantelar completamente essa rede criminosa.