A posse do presidente eleito Javier Milei, na Argentina, contará com a presença destacada de uma comitiva catarinense, liderada pelo governador Jorginho Mello (PL) e outros cinco representantes políticos do estado.
Nesta sexta-feira (08), o governador Jorginho Mello transferiu temporariamente o comando do Executivo para a vice-governadora Marilisa Boehm, a fim de se juntar à comitiva em Buenos Aires, onde permanecerá até o dia 10, data da posse de Javier Milei.
Além do governador, o senador Jorge Seif (PL) e quatro deputados federais do estado confirmaram presença na posse: Daniela Reinehr, Daniel Freitas, Júlia Zanatta e Zé Trovão. Este último já participou de um encontro entre Milei e o ex-presidente Jair Bolsonaro na capital argentina.
A ida à posse faz parte de uma comitiva de governadores brasileiros, organizada por Bolsonaro. Além de Jorginho Mello, participarão Tarcísio de Freitas (São Paulo), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Ronaldo Caiado (GO).
o Governador Jorginho Mello afirmou que, se possível, tratará de assuntos econômicos entre Santa Catarina e a Argentina durante a visita. No entanto, ele destacou que sua participação não está associada ao contexto político do evento.
O governador ressaltou que todas as despesas de sua viagem, incluindo passagens e hospedagem, serão custeadas por ele. No entanto, as despesas de seu ajudante de ordem serão arcadas pelo Estado, conforme publicação no Diário Oficial do Estado em 04 de dezembro.