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Retorno de contêineres ao Porto de Itajaí: Navio de 3 mil toneladas atraca após mais de um ano

O navio atracou no terminal marítimo por volta das 17h deste domingo (07)

Por De Olho BC em 08/07/2024 às 13:09:30

A presença de um navio de 3 mil toneladas marcou o retorno de uma embarcação com contêineres ao porto de Itajaí após quase um ano e meio sem atividade deste tipo no local. O navio atracou no terminal marítimo por volta das 17h deste domingo, trazendo uma carga significativa de veículos da marca BYD, além de 13 ônibus e 66 caixas de tecido.

A carga, que veio de Singapura, inclui 600 contêineres e tem como destino final a cidade de Vitória, no Espírito Santo. A embarcação atracou em um dos berços públicos do porto (berço 3), uma vez que os berços arrendados (1 e 2) ainda estão em fase de alfandegamento. Este retorno não representa uma linha fixa, mas é um importante marco para o porto de Itajaí.

A chegada deste primeiro navio marca oficialmente a atuação da JBS no porto, após a empresa ter assinado um contrato com a Mada Araújo Asset Management Ltda ao vencer o edital temporário para operação de cargas conteinerizadas no espaço. A JBS, através da subsidiária Seara, tem o compromisso de movimentar 44 mil TEUs mensais, uma medida que corresponde a contêineres de 20 pés. Este volume foi fundamental para que a Mada Araújo vencesse o edital de concessão temporária.

Desde o final de 2022, o porto de Itajaí não recebia contêineres, quando terminou o contrato de arrendamento com a APM Terminals. A chegada da JBS/Seara traz uma nova perspectiva para o porto, que agora retoma suas operações conteinerizadas e espera um impacto positivo na economia local e nacional.

O Porto de Itajaí é público, de propriedade da União, e a operação é privada, conforme determina a Lei dos Portos. É o único porto do país com gestão municipalizada. O imbróglio em sua história começou em 2019, durante os estudos de desestatização. Enquanto Brasília buscava uma entrega total à iniciativa privada, o município defendia uma concessão que mantivesse parte da gestão municipalizada.

A autoridade portuária foi delegada ao município em 1997, e, nos anos 2000, foi criada a superintendência do porto, uma autarquia municipal. A prefeitura de Itajaí esperava que o convênio de delegação de 25 anos, que terminou no final de 2022, fosse renovado por mais 25 anos, garantindo assim a continuidade da gestão municipalizada.

A retomada das operações de contêineres no porto de Itajaí é um marco significativo para a cidade e promete fortalecer ainda mais a economia regional.

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