ANUNCIE AQUI

Justiça condena administrador de grupo no "Discord" por estupro de vulnerável

Pedro Ricardo Conceição da Rocha, vulgo "King", foi condenado a 24 anos e sete meses de prisão.

Por De Olho BC em 04/07/2024 às 20:44:00

A Justiça do Rio de Janeiro condenou Pedro Ricardo Conceição da Rocha, conhecido pelo apelido "King", a 24 anos e sete meses de prisão pelos crimes de associação criminosa, estupro qualificado e coletivo, estupro de vulnerável e corrupção de menores. Pedro Ricardo utilizava a plataforma Discord para incentivar outros jovens a cometer crimes sexuais. Os delitos ocorreram entre agosto de 2021 e março de 2023.

Pedro Ricardo, de 19 anos, era o criador e administrador do principal servidor na plataforma Discord onde os crimes eram cometidos. Sob o nickname "King", ele coordenava ações que levavam adolescentes a serem chantageadas e constrangidas a se tornarem escravas sexuais dos líderes dos grupos. As investigações revelaram que "estupros virtuais" eram transmitidos ao vivo para os membros do servidor.

A condenação de Pedro Ricardo foi resultado da segunda fase da operação "Dark Room", realizada pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) em colaboração com a Polícia Federal. A operação ocorreu em Cachoeiras de Macacu e Teresópolis, onde Pedro foi preso.


Surpresa e Deboche Durante a Prisão

Pedro Ricardo afirmou aos policiais que já sabia que seria alvo de um mandado de busca e apreensão quando os agentes chegaram em sua casa. No entanto, um áudio captado durante um jogo online que ele estava jogando no momento da abordagem policial registrou sua surpresa ao ser informado da prisão.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o diálogo entre Pedro e os agentes da Polícia Civil:


"Já estava esperando vocês. Inclusive, mãe, a mensagem que eu te mandei era justamente para avisar isso. Eu já sabia do mandado de busca e apreensão que eu ia levar. Mas vocês vão me conduzir até a delegacia?", disse Pedro.


Um dos agentes respondeu: "Você está preso. Tem um mandado de prisão contra você."


Pedro questionou: "Eu estou preso? Por quê? Isso não faz sentido."


O policial respondeu: "Deixa eu te dar uma ideia. Vou te levar para a delegacia, a gente vai conversar, vai explicar toda a sua situação lá."


Após o anúncio da prisão, um dos participantes da partida online comentou: "O King tá preso, mano!".

Os policiais que participaram da operação relataram que, além de argumentar que sua prisão não fazia sentido, Pedro debochou dos agentes, chegando a bocejar e assobiar. O delegado Luis Henrique Marques, da Dcav, destacou: "Isso demonstra a personalidade dele, personalidade fria e que inclusive alegou que estava aguardando a chegada da polícia, como se já soubesse que uma medida cautelar judicial seria cumprida naquele dia."

A sentença de Pedro Ricardo Conceição da Rocha reflete a gravidade dos crimes cometidos e a atuação efetiva das autoridades na repressão a crimes de abuso sexual e exploração de menores na internet.

Discord é o lugar para conversar online, seja com apenas uma pessoa, em pequenos grupos ou em comunidades maiores e organizadas que compartilham dos mesmos interesses". Embora essa seja a definição que consta no site da própria plataforma, uma movimentação diferente de apenas conversas online.

Eram expostos transmissões de vídeos em que meninas, em sua maioria menores de idade, são chantageadas, manipuladas e até mesmo torturadas por homens adultos. Desafios propostos por eles, como automutilação, são cumpridos sob o temor de ter fotos, vídeos ou informações pessoais vazados para os amigos e familiares.

O programa já havia denunciado, como o anonimato, "a falta de monitoramento e a dificuldade de fiscalização" promovem um ambiente em que a violência é cultuada. Em transmissões em vídeo, por exemplo, jovens promoviam a automutilação e a violência até mesmo contra animais.

Comunicar erro

Comentários