A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) finalizou no último domingo, 12, operação integrada juntamente com os Estados membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), do qual também participa o Estado do Mato Grosso do Sul.
A operação que iniciou na quarta-feira, 8, teve o objetivo de combater diversas atividades criminosas que utilizam o espaço territorial dos estados membros como base para as operações.
Por parte da PMSC, a operação resultou na apreensão 15 mil mações de cigarros contrabandeados, de três quilos de cocaína, 45 quilos de maconha, três armas de fogo, um simulacro e 56 produtos de descaminho.
Durante os dias da operação foram abordados 2.696 suspeitos e quatro pessoas foram presas. Ao todo, foram abordados nas regiões de fronteira 2.999 veículos e 41 foram apreendidos administrativamente e foram lavradas 542 autos de infração de trânsito.
A operação integrada Cosud consistiu em ações de polícia ostensiva, com foco especial no combate ao tráfico de drogas, armas de fogo, contrabando e descaminho de produtos. Além disso, a operação pretende coibir a circulação de criminosos e capturar foragidos da Justiça.