ANUNCIE AQUI

Operação do Gaeco resulta na prisão do prefeito de Ponte Alta do Norte, Santa Catarina

A ação incluiu quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão

Por De Olho BC em 26/01/2024 às 10:53:13

A operação "Limpeza Urbana", conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) em Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (26), resultou na prisão do prefeito Ari Bagúio (PL) da cidade de Ponte Alta do Norte, no Vale do Contestado. Bagúio é o 18º prefeito detido em operações do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) desde dezembro de 2022, quando iniciou a operação Mensageiro.

A ação incluiu quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Além do prefeito, seus dois filhos e um secretário municipal também estão sob investigação.

A família do prefeito possui o escritório de contabilidade Wolinger, que foi alvo de buscas pelos agentes do Gaeco. A Promotoria apura a suspeita de que escritórios contábeis estavam sendo usados como parte de um esquema de corrupção.

Segundo o MP-SC, a investigação revela que empresas interessadas em prestar serviços de limpeza urbana no município eram direcionadas pelos agentes públicos investigados a contratar escritórios de contabilidade específicos. Em troca, era exigido o pagamento de 10% dos valores recebidos do município, configurando vantagem indevida mensal.

O Gaeco destaca que essa prática visava direcionar parte do dinheiro pago pelo município de Ponte Alta do Norte de volta aos agentes públicos investigados, resultando em um possível enriquecimento ilícito, que se aproxima do montante de R$ 100.000,00, conforme apurado pelo MP-SC.

Comunicar erro

Comentários